quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Quem?

"Cidade planejada para o trabalho ordenado e eficiente, mas ao mesmo tempo cidade viva e aprazível, própria ao devaneio e à especulação intelectual, capaz de tornar-se, com o tempo, além de centro de governo e administração, num foco de cultura dos mais lúcidos e sensíveis do país." 
Lúcio Costa







Estou em meu quarto, recebendo o vento úmido que vem pela janela. 
Me faz lembrar de uma das frases que uso quando me pedem pra me definir. 
Quem é você? 
Eu sou Gustavo e gosto do cheiro de terra molhada. 
Do cheiro da terra molhada que vem depois da seca em Brasília. 
Que invade meu quarto, misturado com o barulho dos carros passando na EPIA, perturbando o silêncio da madrugada. 
Quando cheguei em Brasília, depois de dois anos morando fora, fiquei confuso. Tinha me esquecido de como Brasília era diferente, especial. Seca e árida. 
A seca me sufocou, me fez espirrar. Fez meu nariz sangrar e ensaiou me presentear de volta minha asma. 
Sentia o peso imenso dessa cidade, de sua solidão, seu afastamento.
É que saía às ruas buscando encontrar o que ela não poderia me oferecer.
É que procurava algo que não havia perdido aqui.
É que cada momento da nossa vida tem um ritmo. 
E eu forçava meus passos em uma melodia diferente.
Mas agora... Agora estou em meu quarto, recebendo o vento úmido que entra pela janela.
Quem é você, Gustavo?

Nenhum comentário: