sábado, 15 de fevereiro de 2014

Excelência





- Sim.
- Alô... Er... Bom dia
- ...
- ...
- Pois não?!
- Desculpe, eu gostaria de falar com o Excelentíssimo Senhor Ministro Brito Couto.
- É ele quem fala. Do que se trata?
- Desculpe, senhor, sou do centro estudantil da Faculdade de Direito da UnB e estamos organizando uma Conferência sobre Direito Constitucional e...
- É convite? O senhor pode me informar pra quando é?
- Ainda não temos certeza mas será em março.
- Mas como assim não tem certeza?
- É que queremos nos adequar as possibilidades dos convidados.
- Entendo... E sobre o que é a conferencia?
- Sobre Direito Tributário na Jurisprudência da Suprema Corte. Gostaríamos de discutir sua importância nos julgamentos e como o Vossa Excelência enxerga a influência do seu legado nos dias de hoje...
- Veja bem. Eu tenho uma relação de profunda admiração com a Universidade de Brasília. Envie-me a programação com os horários e eu lhe dou resposta assim que puder.
- Tudo bem,  Excelência. Qual o seu e-mail?
- Não, eu não trabalho com isso. Envie pra minha casa.
- Como?
- Envie pra casa, senhor.
- Por correio?
- Não me importa como! Olhe, o senhor pega um papel escreva um convite adequado, com os detalhes e coloque em um envelope e entregue em minha casa! Por correio, Office Boy ou o senhor pode mesmo vir aqui entregar os detalhes. A mim pouco importa como...
- Ah sim. Desculpe.
- Vocês jovens de hoje... Francamente...
- Desculpe. O senhor poderia me dar o seu endereço?
- Um minuto só... Marta! Qual o nosso endereço?
- ...
- Vai anotando aí... SQS 312... Marta! Qual o endereço daqui? Um minutinho, sim? Minha esposa não está por perto. Marta! E o Tribunal não nos dá nenhum assessor. Quando trabalhamos somos tão requisitados! Todos em nossa volta. Marta! Mas depois a gente se aposenta e fica esquecido. Sem motorista, sem secretária, nada. Mar... Um minutinho, que eu já volto.
- Sem problemas, eu aguardo...
(...)
- Aqui está: SQS 212! Veja que não era 312, mas 212... Bloco V, apartamento 402. O CEP também é importante. Anote aí 77049-003.
- ...003. Anotado, Excelência. Olha, muito obrigado pela atenção e paciência. Faremos o convite propriamente e aguardaremos ansiosos pela sua resposta.
- Sim, eu agradeço.
- Obrigado o senhor, Excelência. Tenha um bom dia!
- O senhor também. Passar bem.

Desligou o telefone e olhou em volta. A casa retornava ao silêncio. Voltou para a sala e se acomodou em seu sofá. Continuou assistindo o programa matinal que ensinava receitas e dicas de saúde. Olhou novamente em sua volta para conferir se estava sozinho. "Marta!" Nada... Pegou um dos chocolates Bis que guardava escondidos no bolso de sua jaqueta, e comeu, enquanto escutava a receita de um novo bolo de chocolate.

Nenhum comentário: