segunda-feira, 8 de abril de 2013

La Bamba

Hoje acordei um pouco atrasado. E aí é café-da-manhã atropelado, banho correndo, e pouco tempo pra pensar. Corre, corre, corre e finalmente estou sentado no metrô. Agora é só esperar alguns minutinhos pra estar na escola e o meu dia começar a ser produtivo. Acontece que a vida não segue roteiros. E quase diariamente ela teima em começar a ser produtiva antes, bem antes, do planejado.
Hoje eu tava quietinho no meu canto, sentado e escutando a minha música. Era a Cássia Eller, me contando que “quem sabe ela ainda era uma garotinha...”. O trem parou e as portas se abriram. Ninguém entra, ninguém sai. Alguns segundos antes do trem partir novamente um rapaz chega com uma moça numa mão e uma caixa de som na outra. Chegam meio esbaforidos e felizes por terem conseguido entrar. A caixa de som está conectada a um iPod e ele também tem um trompete. Eles se olham e se entendem sem falar nada. Dá o play e começa o show! “Para bailar la bamba!” E vai pro trompete “pananananana”, e de novo “Para bailar la bamba se necesita una poca de gracia...”. A Cássia Eller chega a ficar acanhada no meu ouvido frente à competição... Eu olho pra cima e a moça tá dançando e acompanhando com um chocalho. Ela sorri e eu, sem querer sorrio de volta. Não só eu! Todos no vagão estão empolgados. Batendo pezinho aqui... Sorrindo com os olhos ali... Mas ninguém quer dançar. Sabe porque? Dentro de alguns segundos ele desliga a caixa de som e pega o copinho pra pedir a gorjeta! E ela vai pra um lado do trem e ele pro outro. Infelizmente eu não dou gorjeta nenhuma. Se der, vão ser umas três por dia. Mas sempre tem alguém que contribui.
Um verdadeiro show, você deve estar pensando... Que nada! O show viria alguns segundos mais tarde: a moça volta da sua ronda pelo vagão com um sorriso gigante, de orelha a orelha. Ela segura uma nota verde na sua mão. Isso mesmo! Alguma alma caridosa tinha dado 100 euros de gorjeta! Ela abraça o colega e eles começam a pular! Próxima parada e eles descem do trem e começam a dançar e gritar de felicidade! E os sorrisos, a música e a alegria deles, resultado de um pequeno pedaço de papel, foi uma das coisas mais lindas que eu vi nesses dias de trem. E é bom começar a semana assim. É bom saber que a vida começa a ser produtiva quando ela bem entender.

Baila la bamba... Baila la bamba...


Nenhum comentário: